Você acabou de ser alvo de ofensas, xingamentos ou ameaças no WhatsApp?
A primeira reação pode ser de raiva, tristeza ou confusão. Mas, neste momento, manter a calma e agir estrategicamente é crucial para garantir seus direitos e, se necessário, buscar a devida reparação.
Infelizmente, a sensação de anonimato na internet encoraja comportamentos agressivos, mas é fundamental saber que a internet não é terra sem lei. Existem medidas eficazes que você pode tomar imediatamente. Este guia rápido apresenta 4 passos urgentes para você seguir.
Passo 1: Mantenha a Calma e NÃO Apague NADA!
Pode parecer contraintuitivo, mas a sua primeira e mais importante ação é NÃO APAGAR NENHUMA MENSAGEM, ÁUDIO OU IMAGEM OFENSIVA. Por mais que o impulso seja deletar o conteúdo para não ter que vê-lo novamente, essas mensagens são as suas principais provas.
- Por que não apagar? Ao apagar, você destrói evidências cruciais que podem ser usadas para identificar o ofensor e comprovar o dano sofrido. Sem as mensagens originais, o caminho para a justiça se torna muito mais difícil.
- E se o ofensor apagar? Mesmo que o ofensor apague as mensagens “para todos”, prints e outras formas de registro (que veremos a seguir) ainda podem ser úteis, mas o ideal é preservar o conteúdo original no seu aparelho o máximo possível.
Passo 2: Registre TUDO Detalhadamente (Prints e Mais)
Assim que possível, comece a documentar todas as ofensas. Quanto mais detalhes você registrar, mais forte será o seu caso.
- Prints de Tela (Screenshots): Tire prints de todas as conversas ofensivas. Certifique-se de que os prints mostrem claramente:
- O número de telefone ou nome do contato do ofensor.
- A data e a hora das mensagens.
- O conteúdo completo das ofensas.
- Se for em um grupo, o nome do grupo e os participantes visíveis no momento do print.
- Gravação de Tela: Para mensagens de áudio ou vídeos, ou para demonstrar a sequência de uma conversa, a gravação da tela do seu celular pode ser uma prova ainda mais robusta.
- Informações do Ofensor: Anote tudo o que souber sobre o ofensor: nome completo (se souber), outros perfis em redes sociais, qualquer informação que possa ajudar na sua identificação formal posteriormente.
- Backup das Conversas: Faça o backup das suas conversas do WhatsApp. Embora o backup em si possa não ser a prova principal em um processo, ele garante que você não perca as informações.
Passo 3: Busque a Validação das Provas – A Importância da Ata Notarial
Prints de tela são úteis, mas podem ser facilmente contestados em um processo judicial, pois são considerados provas “fracas” e passíveis de adulteração. Para dar força probatória indiscutível às suas evidências, a Ata Notarial é a ferramenta mais recomendada.
- O que é Ata Notarial? É um documento público, lavrado em Cartório de Notas, onde o Tabelião atesta oficialmente o conteúdo que ele visualizou em um determinado site, rede social ou aplicativo, como o WhatsApp. O Tabelião irá acessar as mensagens no seu celular (ou computador, se for WhatsApp Web) e transcreverá ou registrará (com imagens) tudo o que foi visto, conferindo fé pública ao conteúdo.
- Por que é tão importante? A Ata Notarial tem um grande peso probatório, pois é um registro feito por uma autoridade com fé pública, dificultando qualquer alegação de que as provas foram manipuladas.
- Alternativa à Ata Notarial: Existem também plataformas online de registro de provas digitais, como o Verifact, que oferecem um serviço de coleta técnica de evidências online com validade jurídica, podendo ser uma alternativa mais rápida e acessível em alguns casos. Consulte um advogado para entender qual a melhor opção para sua situação.
Passo 4: Consulte Imediatamente um Advogado Especialista em Direito Digital
Com as provas devidamente preservadas e, idealmente, validadas por uma Ata Notarial ou plataforma similar, o próximo passo é procurar um advogado especialista em Direito Digital e crimes na internet.
- Por que um especialista? Casos envolvendo ofensas online e a necessidade de identificar usuários na internet possuem particularidades técnicas e legais que um advogado especializado saberá conduzir da melhor forma. Ele poderá:
- Analisar a robustez das suas provas;
- Orientar sobre as melhores medidas judiciais cabíveis (ação de indenização por danos morais, queixa-crime por injúria, difamação, etc.);
- Auxiliar na identificação formal do usuário por trás de um número de WhatsApp ou perfil falso, caso necessário, através de medidas judiciais específicas;
- Representar você em todas as etapas do processo.
Lembre-se: Xingar, difamar ou ameaçar alguém no WhatsApp é uma conduta grave e pode gerar responsabilidade civil (indenização) e criminal para o ofensor. Em muitos casos, as indenizações por danos morais podem ser significativas.
NÃO RESPONDA ÀS OFENSAS COM OUTRAS OFENSAS!
Isso pode complicar sua situação e até mesmo inverter a responsabilidade.
Precisa de Ajuda para Identificar Quem Te Ofendeu no WhatsApp e Buscar Seus Direitos?
Se você foi vítima de ofensas no WhatsApp e precisa de orientação para identificar o agressor, mesmo que ele use um número desconhecido ou perfil falso, e para buscar a devida reparação pelos danos sofridos, a equipe do Melo Moreira Advogados é especializada em Direito Digital e pode te ajudar.
Atuamos na identificação de usuários de internet e na responsabilização por crimes virtuais.
