FBI Cibercrimes - Crimes Digitais - Cyber crime - Melo Moreira Advogados - Especialistas em Direito Digital e Internet

FBI Alerta! Não use carregadores públicos de celular.

Você já se imaginou ficar sem bateria em seu celular hoje? É óbvio que ninguém deseja ficar sem carga no celular, uma vez que o smartphone se tornou uma ferramenta essencial para a realização de inúmeras tarefas cotidianas como efetuar pagamentos, solicitar serviços de transporte, alimentar-se e claro, estar sempre conectado.

Por esse motivo surgiram até empresas de locação de carregadores, além de muitos ambientes como aeroportos, bares e bibliotecas, disponibilizarem estações gratuitas de carregamento público para smartphones.

Entretanto, de acordo com o FBI – Federal Bureau of Investigation dos EUA (Polícia Federal Americana) em um comunicado, é altamente recomendado evitar o uso de carregadores públicos ou mesmo estações de carregamento de celular.

Usar estações de carregamento, especialmente as públicas, representam um risco potencial à segurança da informação.

Segundo o FBI, é altamente recomendado que se tenha precaução ao utilizar tais dispositivos, de modo a evitar o comprometimento dos dados armazenados no aparelho. Em última análise, é imprescindível zelar pela integridade dos dados pessoais e informações confidenciais.

Ao utilizar estações de recarga públicas gratuitas, você estará exposto e poderá ser um alvo fácil para “Hackers”.

Um tweet do Escritório de campo do FBI em Denver adverte que “maus atores” estão se infiltrando em estações de recarga públicas para carregar spyware e malware em smartphones através da porta USB.

Para os “hackers”, obter acesso físico instantâneo com fio a um dispositivo é basicamente o Santo Graal da segurança da informação… e a derrota dela.

É uma técnica conhecida informalmente como “juice jacking”, algo sobre o qual o site central do FBI e vários escritórios de campo vêm alertando há alguns anos.

Os smartphones que executam as atualizações de segurança mais recentes e os níveis padrão de acesso (por exemplo, desabilitando a depuração USB no Android) provavelmente não precisam se preocupar muito, mesmo que um ponto de acesso de carregamento público esteja comprometido. Mas sempre existe a chance de uma vulnerabilidade de dia zero não revelada ou um erro na atualização mais recente.

O risco é especialmente mair para usuários cujos telefones estão fora da “janela de atualização” do fabricante.

Assim, a opção mais segura é sempre carregar uma bateria USB consigo.

Compartilhe:

Rua Matias Cardoso, nº 63 10º Andar - SL. 1005 Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG CEP: 30170-914

(31) 2520-1117

+55 (31) 99663-5760

Seg. à Sex. - 08:00 - 18:00 h