Startups – Conceito

Definição e Conceito de Startup

Para nos tornarmos Advogados Especialistas em Direito para Startups, estudamos e selecionamos alguns conceitos e definições do termo Startup segundo diversos atores do ecossistema de Empreendedorismo e Inovação, tanto no Brasil quanto no exterior, buscando conceituar e identificar o que seria uma Startup.

 

Segundo a Wikipedia

“Uma startup é uma empresa emergente que tem como objetivo desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio, preferencialmente escalável e repetível. Uma startup é uma empresa recém-criada ainda em fase de desenvolvimento que é normalmente de base tecnológica.

O termo tornou-se popular internacionalmente durante a bolha da internet, quando um grande número de “empresas.com” foram fundadas. Por isso, comumente se relaciona o termo startup com tecnologia, mas qualquer empresa que nasce em qualquer segmento, seja tradicional ou inovador é uma startup (uma empresa que nasce).


Eric Ries

“Uma Startup é uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza”.


Startup Brasil

“Empresas que tenham até quatro anos de constituição e desenvolvam produtos ou serviços inovadores usando ferramentas de software, hardware e serviços de TI como parte da solução proposta.”


Sebrae

“Um grupo de pessoas iniciando uma empresa, trabalhando com uma ideia diferente, escalável e em condições de extrema incerteza.”


Anjos do Brasil

“O Investimento Anjo é o investimento efetuado por pessoas físicas com seu capital próprio em empresas nascentes com alto potencial de crescimento (as startups).”


In Revista Exame

“Muitas pessoas dizem que qualquer pequena empresa em seu período inicial pode ser considerada uma startup. Outros defendem que uma startup é uma empresa com custos de manutenção muito baixos, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores. Mas há uma definição mais atual, que parece satisfazer a diversos especialistas e investidores: uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.”

ACE

“uma organização temporária com um modelo de negócios escalável e repetível.”

 

Pela leitura dos conceitos trazidos acima, percebe-se que não há uma definição melhor ou mais completa sobre esse novo arranjo empresarial, mas sim, percebem-se pontos em comum, indicando que Startups se tratam de instituições com características próprias.

 

O Prof. Silvio Meira (Professor Emérito da UFPE em Ciência da Computação), de forma brilhante, sintetizando as características descritas acima, conceitua no Brasil o termo Startup, afirmando que Startups são novos negócios inovadores de crescimento empreendedor, citamos: 

  • Novo é um negócio que começou a existir há pouco tempo. Um negócio é novo se ele tem menos de mil dias de vida, ou seja, uns três anos. 
  • Novo  negócio  inovador é  um que muda  (ou está tentando  mudar) o comportamento de agentes, no mercado. 
  • Crescimento empreendedor, em um mercado que cresce ‘x%’ ao ano, é crescer ‘5x%’, ‘10x%’, ao ano – ou mais. 
MEIRA, Silvio Lemos.
Novos negócios inovadores de crescimento empreendedor no Brasil.
Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013. 


A Revista Harvard Business Review Brasil em artigo intitulado as “Startups que Sobrevivem” descreve que utilizando extensos estudos de caso de empresas que cresceram rapidamente em 75 anos de pesquisa organizacional, foram
quatro atividades críticas para a escalada bem-sucedida de empresas de risco, quais sejam: (i) as companhias precisam contratar especialistas funcionais que as conduzam ao próximo patamar, (ii) adicionar estruturas gerenciais para acomodar o aumento do número de funcionários efetivos e ao mesmo tempo manter laços informais em toda a organização, (iii) desenvolver planejamento e capacidades de previsão e (iv) explicar e reforçar os valores culturais que sustentam o negócio.

 

Como se vê, uma Startup é, geralmente, uma empresa recém-criada (nova), em constante fase de desenvolvimento e à procura de (um) mercado!

 

Gostamos do conceito criado por Eric Ries, empreendedor e criador do Movimento Lean Startup, autor do Livro (traduzido) A Startup Enxuta, segundo o qual:

        “uma Startup é uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza”.


Isso porque, como se nota,
o conceito não traz qualquer informação acerca do tamanho da empresa, do setor de atuação e nem sobre a atividade desenvolvida, assim, não há limitação à Startup.

 

 

Plano Startups - Plano de Assessoria Jurídica Especializada para Startups - Melo Moreira Advogados - Especialistas em Dirieto para Startups

 

 

 

Rua Matias Cardoso, nº 63 10º Andar - SL. 1005 Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG CEP: 30170-914

(31) 2520-1117

+55 (31) 99663-5760

Seg. à Sex. - 08:00 - 18:00 h