O Facebook anunciou nesta segunda-feira, 28, que abrirá um centro de inovação para acelerar startups brasileiras e incentivar o ecossistema de empreendedorismo digital no País.
Batizado de Estação Hack São Paulo, a iniciativa é a primeira do tipo da empresa e terá sede na Avenida Paulista.
Além de ter um espaço para acelerar startups, o local abrigará diversas iniciativas, incluindo cursos gratuitos de programação para jovens e workshops sobre empreendedorismo e planejamento de carreira. Uma das propostas é capacitar em programação jovens de baixa renda, e fornecer recursos para os pequenos e médios empresários crescerem usando a economia digital a seu favor.
“Queremos reforçar nosso comprometimento com o Brasil e, por isso, vamos fazer aqui um investimento inédito. Vamos ajudar a formar o jovem brasileiro para algumas das profissões do futuro, dentro de um ambiente de estímulo à inovação”, afirmou Diego Dzodan, Vice-Presidente do Facebook e Instagram para América Latina.
A previsão é que a Estação Hack seja aberta até o fim deste ano e com área exclusiva dentro do escritório de coworking WeWork, na Avenida Paulista. Segundo o Facebook, o espaço será inteiramente pensado para promover o encontro de ideias, incorporando elementos do DNA da empresa conhecido como ‘cultura Hack’.
A companhia também anunciou que serão oferecidas bolsas a mais de 7.400 jovens brasileiros por ano nas áreas de programação, planejamento de carreira e gestão de empresas. Os cursos e workshops serão ministrados por parceiros com reconhecida atuação nessas áreas: Mastertech, MadCode, Reprograma, JuniorAchievement e Centro de Empreendedorismo e Negócios da FGV (FGVcenn).
Em outra frente, o Facebook e a Artemisia, organização sem fins lucrativos pioneira no fomento de negócios, implementarão um programa de aceleração de startups com potencial de alto impacto social.
A Estação Hack também abrigará sessões dos programas de empreendedorismo e de marketing digital do próprio Facebook, como o Impulsione Seu Negócio e o #ElaFazHistória. De acordo com o Facebook Brasil, desde 2015 esses dois programas já capacitaram mais de 200 mil pequenos e médios empreendedores brasileiros, por meio de workshops presenciais e online.
Fonte: IDGNow