Startups são modelos de negócio arriscados e com alto poder de impacto no mercado. Mas, antes de conseguirem chegar às soluções inovadoras, essas passam por uma longa jornada. São as fases de desenvolvimento de uma startup.
Como a operação ocorre em um ambiente de muitas incertezas e mudanças, é fundamental percorrer esse caminho, identificando cada etapa, seus desafios e as soluções viáveis para cada um deles.
Assim, a startup estará apta a avançar no mercado em direção ao tão esperado momento de escalar. Quer saber quais são as fases de uma startup e como impulsionar o avanço em cada uma das etapas? Confira agora mesmo nosso post sobre o assunto!
Será que é o momento de buscar investimento ou será que é hora de analisar a viabilidade do projeto? Entender em qual estágio de maturidade o negócio se encontra, é fundamental para definir os próximos passos rumo ao sucesso. Vamos aprender a identificar tais características? Conheça agora as três principais fases de uma startup:
Um momento caracterizado por buscas de respostas e formatação do negócio, a ideação é a primeira das fases de uma startup, ou seja, quando os empreendedores projetam soluções inovadoras, mas ainda em teoria. A ideação também se dá quando as dores que a startup vai resolver não são tão claras, e a chave desses desafios, tampouco. E, claro, quando não existe a certeza de que o projeto tem potencial de decolar.
Na maioria das vezes, o escopo do modelo de negócio vai se alterando à medida que a startup avança no mercado.
Não tem problema. O foco inicial, contudo, é traçar um planejamento para guiá-lo com o crescimento da operação.
Em cada fase de uma startup, há desafios. Na ideação o principal é validar a ideia, saber se ela de fato é uma ideia comercial para descobrir se o projeto tem mercado e potencial de escala.
Lembre-se: para uma solução ter Market Fit, a fórmula é simples, mas não simplória. Precisa atender às necessidades reais de um nicho e gerar valor por um preço que o público-alvo esteja disposto a pagar.
Definir o problema que o negócio vai resolver: você consegue resumir a proposta de valor da startup em uma frase?
Esse é um caminho para descobrir se o projeto é escalável, repetível e sustentável. Veja o exemplo do problema estruturado do WhatsApp: é caro e restrito se comunicar com os amigos por mensagens de textos no celular.
Mapear a prioridade na vida do potencial consumidor: a solução que você pretende entregar é uma necessidade real pela qual sua persona se interessaria?
Identifique necessidades que estão entre as prioridades do seu cliente ideal.
Analisar a concorrência: será que sua ideia inovadora não encontra barreiras de mercado? Como as empresas do ramo começaram e entregaram as soluções?
Compreender como a concorrência opera pode ser um farol para descobrir se o negócio tem potencial de crescimento.
A segunda fase de uma startup está relacionada à estruturação da operação. Nessa etapa, a startup já tem forma, as ideias saíram do papel e há necessidade de expansão.
Todo o processo idealista está no passado. O foco agora é o crescimento com a solidificação do negócio. Temas como gestão de tempo, networking, métricas, vendas passam a fazer parte do dia a dia da startup.
O grande desafio da fase de pré-aceleração de uma startup é validar se o produto tem demanda e se atende ao que o público espera e deseja para conseguir as primeiras vendas.
Pesquisar o mercado: para saber o que o consumidor espera de uma solução, nada melhor do que contatá-lo. Invista em pesquisas qualitativas e quantitativas em relação aos entregáveis do seu produto ou serviço.
O foco com a pesquisa de mercado é avaliar a perspectiva da persona sobre o produto ou serviço e analisar os pontos fortes e fracos da solução, a fim de melhorá-los ou reestrutura-los.
Desenvolver um MVP: o Mínimo Produto Viável é, como o nome sugere, o mínimo de recursos que a solução precisa para ser lançada no mercado. Com a versão beta, é possível dar uma amostra do produto, sem investir tantos recursos. Isto é, diminuindo os riscos da operação e garantindo maior adesão à demanda
Estruturação do time: negócios de alto risco e permeados por incertezas como as startups exigem uma postura criativa, inovadora e perspicaz dos seus colaboradores. Por isso, contar com uma equipe de profissionais capacitados e comprometidos com o propósito da operação é essencial. Com o time alinhado, há a possibilidade de enfrentar desafios, encontrar soluções eficazes e assim criar o ambiente ideal para escalar.
Na etapa de aceleração, o objetivo de uma startup é tracionar o negócio. Os esforços giram em torno da otimização de fluxos de trabalho, da sinergia da equipe e de uma atuação estratégica para a melhoria contínua da solução.
Quanto mais estruturado o time de colaboradores, maiores as chances de alcançar a sustentação e a escalabilidade do negócio. Contar com a mentoria, com os investidores e com o apoio de empresários e especialistas na fase de aceleração também encurta o caminho ao sucesso.
Para tudo isso se tornar possível, o fluxo de caixa do negócio deve fluir bem. O acesso a rodadas de investimento, portanto, é fundamental. E, preparar-se para encontrar o aporte financeiro no mercado, faz parte desta etapa.
Neste estágio das fases de uma startup, o desafio é promover mudanças ágeis em direção ao crescimento e à escalabilidade.
Pronto! Agora que você conhece as três principais fases de uma startup, você pode identificar em qual etapa está o seu negócio.
Lembre-se de que é essencial mapear essa jornada a fim de encontrar as soluções ideais para o desafio exato que você pode enfrentar.