O que é Fake News? Você sabe identificar uma fake news na internet?

O que é Fake News? Você sabe identificar uma fake news na internet?

Você sabe o que é Fake News?

Fake News são notícias falsas que aparentam ser notícias verdadeiras.

As Fake News não são simples boatos nem piadas ou obras de ficção. São sim mentiras revestidas de artifícios que lhe conferem aparecência de verdade à matéria divulgada.

Nas Fake News, o conteúdo é intencionalmente enganoso e falso, diferentemente da sátira ou paródia. Estas notícias, muitas vezes, empregam manchetes atraentes ou inteiramente fabricadas para aumentar o número de leitores, compartilhamento e taxas de clique na Internet.

O termo “Fake News” ganhou expressão mundial após as eleições presidenciais dos Estados Unidos onde o próprio candidato a presidente Donald Trump, usou o Twitter para disseminar notícias não comprovadas.

Antes de ser eleito, Trump chamou o aquecimento global de “boato criado pela China” e levantou a suspeita de que o então presidente Barack Obama não teria nascido nos EUA.

Apesar de relativamente recente, o fenômeno é ainda mais preocupante se considerada a quantidade de pessoas que se informam diariamente pelas redes sociais. Segundo o Instituto Reuters, em 2013, 47% dos brasileiros de grandes centros urbanos usavam as redes sociais como fonte de notícia. Em 2016, o índice saltou para 72%.

A disseminação de “boatos” na política não é um fenômeno novo, mas foi intensificada de forma preocupante a partir da combinação de uma sociedade civil extremamente polarizada e do papel crescente das redes sociais como fonte de informação jornalística. Nesse contexto, especialistas em comunicação, direito e áreas ligadas à tecnologia são unânimes ao apontar que as “fake news” podem ser decisivas na próxima disputa presidencial, com potencial de alcance maior que fontes de informações confiáveis.

Confira 12 passos para identificar uma Fake News e evitar ser enganado na internet

 


Está com problemas relacionados à postagens na Internet? Publicaram uma Fake News sobre você?

Fale agora com um especialista em Direito Digital e Direito de Internet:

Por e-mail: melomoreiraadvogados@gmail.com

Ou por WhatsApp: (31) 9 9663-5760 (respondemos em até 48 horas)

Compartilhar este post

Leia Também

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado Required fields are marked *