Você já se deparou com situações na web que parecem manipulá-lo de maneiras sutis? Estes são conhecidos como padrões enganosos. Anteriormente referidos como dark patterns ou padrões obscuros — uma terminologia alterada por conotações racistas — esses métodos são projetados para enganar.
Padrões enganosos (deceptive patterns) são essencialmente truques de design usados para induzir os usuários da internet a tomar decisões que, de outra forma, eles não fariam. Eles são projetados para manipular, seja mexendo com suas emoções ou usando uma linguagem complexa que os confunde. Além disso, eles frequentemente criam uma falsa escassez ou induzem aceitação de termos através de representações visuais enganosas.
Essas técnicas são prevalentes em toda a web, incluindo em grandes plataformas, e estão se tornando mais sofisticadas.
Utilizando textos ambíguos ou notificações visuais ilusórias, os consumidores são induzidos a aceitar as políticas dos serviços que utilizam. Um caso emblemático aconteceu quando o WhatsApp anunciou que o aplicativo seria inacessível para aqueles que não concordassem com sua política atualizada.
Os deceptive patterns (“padrões enganosos”) são não apenas ética e moralmente questionáveis, mas também podem constituir infrações legais sob o Código de Defesa do Consumidor e a Lei Geral de Proteção de Dados. Se você acredita ter sido prejudicado por essas práticas, é crucial que você reivindique seus direitos.
Se você ou sua empresa precisam de orientação ou assistência para lidar com práticas enganosas online, não hesite em entrar em contato conosco. Nossos especialistas estão prontos para ajudá-lo.
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