Está sendo ofendido na internet e não sabe o que fazer? Veja abaixo o passo a passo para remover o conteúdo ofensivo e ainda processar o ofensor por danos morais.
Conheça o passo a passo para remover conteúdo ofensivo e identificar o ofensor
A internet não é terra sem lei, as redes sociais tem se tornado um verdadeiro campo de batalha onde ofensas são disparadas diariamente contra vizinhos, colegas de escola, ex-namorados e casais que se divorciaram.
Ainda ocorrem casos de vazamento de informações de empresas e também o compartilhamento de imagens sem autorização e até mesmo fotos íntimas, disponibilizadas como forma de vingança, a chamada vingança pornô.
O Marco Civil da Internet, lei brasileira que regulamenta os direitos e deveres dos usuários de internet no país, assegura os direitos de liberdade de expressão de cada indivíduo na internet.
A falsa sensação de anonimato e o abuso na liberdade de expressão na internet, levam muitos usuários a postar ou mesmo compartilhar conteúdos ofensivos na internet.
Cumpre ao advogado especialista em Direito Digital em analisar se as postagens são ou não ofensivas, para isso, entre em contato com o Escritório Melo Moreira Advogados e tire suas dúvidas.
Para remover conteúdo ofensivo da internet, primeiramente devemos pensar na correta coleta de provas. Muitas vezes um print da tela não basta, para remover uma postagem na internet, é preciso indicar corretamente o link completo da publicação, o chamado URL.
Diante dos links completos das postagens ofensivas, você deve fazer uma ata notarial do conteúdo, para que o Tabelião do Cartório ateste, com fé-pública, que aquele conteúdo foi realmente postado na internet.
Outras provas podem ser coletadas, print screen das mensagens, áudios recebidos pelo WhatsApp, gravações e até mesmo os vídeos recebidos ou visualizados na internet.
Jamais (nunca) apague o seu Facebook ou Instagram ou Twitter em casos de ofensas. Se você apagar a sua conta, será praticamente impossível reaver aquela postagem e comprovar os atos ilícitos.
Você também pode (e deve), registrar um Boletim de Ocorrência em uma delegacia especializada. Se em sua cidade não existe uma delegacia especializada em Crimes Digitais ou Crimes de Internet, procure uma delegacia da Polícia Civil. Não deixe de registrar o boletim de ocorrência e peça ao Agente que lhe atender para certificar dos nomes dos ofensores mesmo que se tratando de perfis falsos e peça ainda para que o Policia inclua o endereço do link das pastagens.
Com as provas em mãos, entre em contato com nosso Escritório. O Melo Moreira Advogados é um escritório especializado em conteúdo ofensivo na internet e em identificação de usuários de internet.
Além de remover o conteúdo ofensivo da internet, podemos ajuizar uma ação de indenização por danos morais contra o ofensor.
Entre em contato agora mesmo com um advogado especializado em remover conteúdo ofensivo da internet , por e-mail: melomoreiraadvogados@gmail.com ou pelo WhatsApp: (31) 9 9533-6720 . Faça uma consulta gratuita sobre a possibilidade de remover o conteúdo ofensivo da internet.